Perguntas frequentes

Perguntas Frequentes

  1. O que é a Saúde Residence?

    É uma Empresa especializada em serviços de atenção domiciliar, mais conhecida como "Home Care", que desenvolve soluções na área de saúde em domicílio a usuários de planos de saúde e a particulares. É a empresa pioneira no Ceará, nesta atividade, fundada em 1997, atuando nas áreas urbanas das cidades de Fortaleza, Caucaia, Eusébio e Maracanaú.

  2. A Saúde Residence é um plano de saúde?

    Não. Ela é uma empresa de prestação de serviço especializada em atenção domiciliar.

  3. Quais são os serviços realizados pela saúde Residence?
    Internação Domiciliar Adulta | Internação Domiciliar Pediátrica | Plantão de Técnico de Enfermagem | Monitoramento de Doentes Crônicos | Family Care | Visitas de Técnicos e de outros profissionais | Antibioticoterapia | Curativos | Ágil Home® | Alô Cuidador® | Assistência Materna Domiciliar | Locação de equipamentos: Lift de transferência para acamados, cama hospitalar, cadeira de rodas, cadeira de banho/higiênica, aspirador de secreção, oxímetro de pulso, cilindro de oxigênio, dentre outros.
  4. O meu plano é atendido?

    Atendemos a maioria dos planos que atuam nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Eusébio e Maracanaú.

    Amil; Assefaz; Bradesco Mediservice; BradescoSaúde;  Cafaz; Camed; Capesesp; Casf; Cassi; Fachesf;  Pame; Petrobras; Plan-Assiste; Postal Saúde; Unimed Fortaleza; Unimed Norte/Nordeste e Unimed Seguros.

  5. Tenho um familiar que recebeu alta no hospital, como faço para dar continuidade ao tratamento com home care?

    O médico do paciente, ainda no hospital deve solicitar o serviço por meio de um relatório, que deve ser encaminhado para seu plano de saúde, discriminamos às necessidades terapêuticas, como equipamentos, medicamentos, materiais, baseado no quadro clínico do paciente; em caso de pacientes particulares o relatório deve ser entregue ao responsável, que nos encaminhará para a realização do orçamento.

  6. O que é Home care?

    O termo vem do inglês: Home: casa + Care: cuidados. A tradução mais adequada seria assistência domiciliar, ou cuidados em domicílio.

  7. Se eu precisar de um atendimento particular, eu posso?

    Sim, desde que o serviço seja solicitado por um médico.

  8. O meu plano cobre tudo que for preciso?

    A cobertura depende de cada plano de saúde e operadora.

  9. Como funciona o atendimento médico nas 24h do dia?

    Temos visitas médicas programadas no período em dias comerciais; e ainda equipe médica de urgências para intercorrências, orientações 24h/dia.

  10. Tem atendimento no estabelecimento da Saúde Residence?
    Não. Nosso serviço é exclusivamente no domicílio de cada paciente.
  11. Tenho um parente doente em casa, posso ter o serviço de homecare?

    Pode sim, desde que tenha uma solicitação e prescrição médica, descrevendo todos os medicamentos, equipamentos e materiais necessários.

  12. Meu pai está internado no domicilio, ele pode melhorar e receber alta?

    Pode sim! Temos total interesse na recuperação dos nossos clientes; sendo este um dos nossos grandes indicadores de qualidade.

  13. Como funciona o serviço Family Care?

    É um serviço no qual os cuidados serão assumidos pelo cuidador ou pelo familiar responsável, com total apoio dos profissionais da Saúde Residence (médicos, enfermeiros, entre outros), além do fornecimento de materiais, medicamentos, equipamentos, incluindo o lift de transferência, facilitando toda a movimentação necessária do paciente.

  14. A assistência materno-infantil é para crianças saudáveis?

    Não somente; ajudamos nos primeiros dias de vida do bebê, dando todo apoio para excelência no cuidado.

  15. O serviço AlôCuidador é apenas para pacientes que possuem um cuidador em casa?

    É um serviço indicado para pacientes com cuidadores, familiares cuidadores e pacientes sem cuidadores, que desenvolvem seu autocuidado.

  16. Preciso alugar um equipamento de aspiração. O que devo fazer?

    Você precisa ligar para (85) 3311-3000. Alugamos e também vendemos; dispomos de todo o material necessário e de profissionais qualificados para treinamento do procedimento.

  17. Se eu alugar um cilindro de oxigênio de vocês, terei suporte 24h?

    Sim. A empresa se responsabiliza pelo bom funcionamento do cilindro, pelas recargas necessárias, pelas novas aplicações de cilindros em caso de aumento da necessidade de oxigênio a ser utilizado.

  18. Como obter a liberação para o internamento domiciliar?

    Antes de tudo, converse com o médico assistente e pergunte se o paciente tem condições para a Atenção Domiciliar (Home Care). Em caso afirmativo, o médico deve fazer uma solicitação, com justificativa. Se você reside em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú ou Eusébio, entre em contato com a Saúde Residence. Outro caminho é, já com a solicitação médica, fazer contato diretamente com o seu plano. Nenhum Plano de Saúde tem a obrigação legal de oferecer serviços de Home Care, porém atualmente, os bons planos de saúde dão cobertura. Em caso de dúvida, fale conosco.

  19. O Plano de Saúde paga todas as despesas como se o paciente estivesse no hospital?

    Quase tudo. A maioria dos planos não paga medicamentos de uso oral e cremes, bem como fraldas e itens de higiene pessoal. Enquanto houver indicação para a Internação Domiciliar, o Plano arca com os custos dos serviços profissionais de saúde, dos medicamentos injetáveis, oxigênio, equipamentos e materiais descartáveis previstos no plano terapêutico. É fundamental tratar claramente do assunto com o plano de saúde e com o serviço de Home Care antes do início do atendimento.

  20. Que tipos de lesões ou feridas recebem cobertura de um Plano de Saúde?

    Normalmente são cobertos os tratamentos de lesões complexas, que necessitam de tratamento especializado. As lesões mais comuns são as úlceras por pressão, mais conhecidas por escaras.

  21. Quando um paciente em Internação Domiciliar melhora, todos os serviços cessam?

    Não necessariamente. É comum ocorrer de se encerrar a Internação Domiciliar e permanecer, por exemplo, oxigenoterapia, ou fisioterapia, ou visitas médicas periódicas etc. Os serviços são distintos. O paciente poderá receber alta de um determinado serviço e continuar com outro. Cada serviço tem o seu devido tempo.

  22. Se o paciente estiver em regime de Internação Domiciliar e vier a necessitar de exames laboratoriais, quem toma as providências?

    A empresa de Atenção Domiciliar se encarregará de providenciar a coleta do material do paciente em seu domicílio, acompanhar os resultados e o repassá-los ao médico solicitante.

  23. Caso o paciente em Internação Domiciliar necessite de serviços diagnósticos mais complexos, como tomografia ou endoscopia, como se faz?

    A empresa de Atenção Domiciliar providenciará a remoção do paciente para a realização desses exames.

  24. Se após a alta do Home Care, a família ou o paciente, decidir continuar com certos serviços, o plano de saúde deve pagar pela continuidade solicitada?

    O Plano somente se responsabiliza pelo pagamento do serviço de Internação Domiciliar enquanto houver indicação médica para isso. Após a alta, poderá nada mais pagar, como não pagaria por uma permanência do paciente no hospital após o médico dar alta. No entanto, cada vez mais os planos dão coberturas a outros serviços em domicílio, quando tecnicamente indicados, desde que o paciente não tenha condições físicas de se deslocar a consultórios, clínicas etc. Essa avaliação ocorre caso a caso.

  25. Se o paciente ou a família decidir continuar com os serviços de Home Care após a alta domiciliar?

    Neste caso, o paciente (ou seu responsável) assumirá a responsabilidade sobre o pagamento a partir da alta, mediante contrato firmado com a empresa de Home Care.

  26. Quando se inicia o processo de alta de um paciente?

    O Home Care deve discutir sobre a alta com o paciente e/ou sua família desde o início. A alta deve estar prevista no Plano de Atenção Domiciliar.

  27. O paciente perde o vínculo com o seu médico titular, caso opte pelos serviços de Home Care?

    Não. O Médico titular, caso tenha interesse e disponibilidade, continuará acompanhando o seu paciente. Quando isso não é possível, o Médico titular transfere a responsabilidade ao Médico do Home Care, podendo ainda manter supervisão sobre o caso.

  28. Qual é o Médico responsável pelo paciente quando o internamento se dá em regime de Home Care?

    O Médico que assumir a condução do caso no Home Care, ou seja, o Médico que já acompanhava o paciente, ou um médico do serviço de Home Care, caso aquele tenha transferido o caso.

  29. Ocorrendo uma emergência, o médico do Home Care será acionado para atender o paciente?

    Sim, porém caso ele julgue necessário, poderá acionar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência e Emergência para atender ao paciente, pois o tempo de resposta é muito menor.

  30. O Home Care serve somente para pacientes idosos?

    Não. Embora haja predomínio de idosos entre os clientes em Atenção Domiciliar, pessoas de todas as faixas etárias podem ser atendidas, desde que tenham indicação clínica.

  31. O Home Care oferece algum tipo de apoio a pacientes terminais?

    Sim. A equipe multidisciplinar está treinada para nestas condições enfocar o controle dos sintomas, com vistas a atenuar ao máximo o sofrimento do paciente e de seus familiares. Isto se chama Cuidados Paliativos.

  32. Em caso de óbito durante a internação domiciliar, quem fornece o atestado?
    O Médico que esteja responsável pelo caso ou seu substituto.
  33. Como uma pessoa pode avaliar se uma empresa de Home Care é séria e se oferece segurança ao paciente?
    Uma empresa regularmente estabelecida deve estar de acordo com os normativos do setor: a RDC 11/2006, da ANVISA, é o mais importante.Verifique se a empresa está inscrita no Conselho Regional de Medicina, se há um Diretor Médico (responsável técnico) registrado no CRM e um enfermeiro responsável junto ao COREN. A empresa deve ter uma central de atendimento 24 horas, com suporte para fornecimento de materiais, medicamentos, equipamentos, oxigênio e Atendimento Médico de Urgência e Emergência.Você pode ainda pedir referências a médicos e a pessoas que utilizaram o serviço ou mesmo fazer uma visita pessoal à empresa.
  34. Pode-se realizar Internação Domiciliar para paciente com respirador?
    Sim. Para isso é necessário que esteja estável e bem adaptado à ventilação mecânica. Existem respiradores muito seguros para o uso em domicílio.
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