Outubro Rosa

SR-outubro-rosa-banner-1610

 

O movimento Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e tem se espalhado por todo o mundo. O foco principal da campanha é aumentar a conscientização sobre os riscos do câncer de mama, seu diagnóstico e tratamento. Além disso, também se pauta em auxiliar as vítimas da doença e convidar empresas e instituições a participarem da campanha. Quanto maior a adesão por parte de todos, maiores as chances de minimizar as consequências terríveis deste mal.

A cada ano essa adesão e a importância do movimento aumentam em escala global. As ações são vistas não apenas em práticas de conscientização, mas também na beleza levada pelo movimento, transformando pontos turísticos e edificações públicas e privadas em construções rosas, cor ícone da campanha. Vários são os pontos históricos usados ao longo dos anos para nos fazer atentar para este grave problema de saúde que afeta a vida de tantas mulheres e homens todos os anos. Até mesmo o Cristo Redentor foi colorido de rosa por uma iluminação diferenciada em seu entorno no ano de 2008.

A campanha tem duração de um mês, com intuito de conscientizar as pessoas, mas sabemos que o cuidado deve acontecer durante o ano inteiro. Exames, mamografia, visitas ao médico e cuidados com a saúde em geral são imprescindíveis nessa luta diária. Algumas das recomendações mais comuns são: evitar bebida e cigarro; ter uma alimentação saudável; realizar o autoexame pelo menos uma vez  a cada mês.

O Outubro Rosa é de todos nós, e devemos fazer parte dele de todo o modo que pudermos, para levar adiante essa ideia. Diversas entidades, públicas e privadas, endossam essa iniciativa, mas você também faz um papel muito importante quando participa. Afinal, quando se trata de uma doença como essa, que pode afetar tanta gente, toda ajuda no combate e na prevenção é necessária. Por isso, nós convidamos você a apoiar essa causa, vestir a camisa e levar essa mensagem a todas e todos.